Saber esperar!

Você já percebeu se sabe esperar? Estamos em processo de humanização. Por isso, reflita nos cinco pontos abaixo e sinta em que ponto você está!

 

1. Paciência (tempo/espera): Condição básica para viver. Todo mundo está esperando algo na vida (filhos, casamento, emprego, promoção, aposentadoria, mudança, viagem, etc.).

Qualquer disfunção (espera muito ou espera pouco demais) vai causar problemas.

2. Pedir: Pedir carinho, atenção, cuidados, isto para algumas pessoas (precisar do outro) pode ser muito humilhante. Considera que seja obrigação do outro saber do seu pedido, sem fazer comunicação.  Ex: mulher de modo geral, acha difícil pedir – cobra, reclama, amaldiçoa.

Mas existem aqueles que pedem demais. Aprendendo a pedir: saber a quem pedir, o quê pedir, a dosagem e a hora certa, lembrando que pedido é passível de ser recusado.

3. Doar:ÂÂ É dos mais fáceis de aprender por causa das tradições religiosas, onde é bom ser “generoso”. Mas o que não é bom é financiar o outro a não crescer, a ser disfuncional.

Devemos doar para quem pede e merece ou quem paga ou faz troca. Isto porque a pessoa não humanizada não agradece e até desqualifica a doação (porque causa inveja). E tem pessoas que por indenização, como pais que dão viagens, presentes, mas não dão carinho, atenção, amor.

4. Receber: Já é sinal da formação do caráter. Quando se pode receber sem aflição, sem dor, sem ter que pagar, é sinal que se atingiu certo grau de humanidade. Precisa ter humildade para receber. Tem gente que recebe e acha que está devedor, sito porque acha difícil admitir que não seja auto-suficiente.

5. Troca de especialidades: é o encontro com o OUTRO, onde eu aprendo e ensino; doo e recebo.

Vamos trocar nossas especialidades e sermos mais humanizados!?